POLÍCIA CIVIL: SINDPOC REALIZOU SEMINÁRIO COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES ESTADUAIS, SECRETÁRIOS DE ESTADO, PESQUISADORES E POLICIAIS

Na noite desta sexta-feira, 26.05, no auditório da Sede do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa), localizado no Bairro Itapuã em Salvador – Bahia o SINDPOC – Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia realizou um importante seminário cujo titulo foi: SEGURANÇA PÚBLICA, UM DEBATE NECESSÁRIO, ocasião em que foi também lançado, na Bahia, o livro: POR UMA SEGURANÇA PÚBLICA DEMOCRÁTICA, CIDADÃ E ANTIRRACISTA.

O evento contou com a participação do Secretário do Estado da Bahia de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas, o qual é coautor do referido livro; da Delegada-Chefe da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, do Subsecretário de Segurança Pública da Bahia Marcel Ahringsmann Oliveira, além dos pesquisadores e coautores do livro Benedito Mariano e Roberto José, que também é policial civil e pesquisador em Criminologia em Ambientes e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O evento foi prestigiado por diversos policiais civis, entre investigadores, escrivães, delegados e peritos, além de policiais militares e representantes do Comandante Geral da PMBa, Coronel Paulo Coutinho, o qual, por motivos particulares não pode ir ao evento, mas enviou um representante.

“Juntos, vamos discutir questões relacionadas à Segurança Pública e buscar soluções para um futuro mais seguro para todos. É importante e emocionante de aprender, debater e promover mudanças importantes.” Destacou o Presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, o qual mediou o debate.

Roberto José, explanou sobre o “Ciclo Incompleto da Atividade Policial no Brasil e do atual Papel dos Municípios na Segurança Pública”, enfatizando a importância e o significado simbólico de debater o tema para policiais e autoridades da Segurança Pública e dentro de um ambiente da Polícia Judiciária da Bahia.

O LIVRO

A obra, em sua primeira parte, conta com artigos de especialistas, ativistas e gestores da Segurança Pública que participaram de atividades promovidas pelo Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE. Os assuntos abordados se relacionam com a necessidade de construção de um novo modelo de Segurança Pública no Brasil.

 

Completando o livro, em sua segunda parte, o IREE apresenta as Diretrizes Gerais para uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista, elaboradas pelo Núcleo. Nessa parte, segundo os organizadores, “são apresentadas sugestões de mudanças constitucionais, infraconstitucionais e culturais, que visam induzir, suscitar e contribuir, com um amplo debate nacional, plural e democrático, sobre a necessidade de reformas estruturais no sistema de Segurança Pública, na perspectiva de construção gradual, de um novo sistema de Segurança Pública no país”, enfatiza Benedito Mariano.

O livro conta com diversos autores, pesquisadores e expoentes brasileiros que debatem o tema, um deles, que não esteve no evento, mas é coautor, o atual Vice-Presidente da República eleito, Geraldo Alckmin, que também contribui com um artigo na obra: “a primeira causa de mortalidade no Brasil é o coração e os grandes vasos. A segunda é o câncer. A terceira não é doença. Ali, empatado com doenças do pulmão, são as chamadas ‘causas externas’. E entre elas desponta muito fortemente no Brasil a questão dos homicídios. É muito importante ter um Ministério voltado especificamente para a questão da Segurança Pública e fazendo uma boa parceria com os Estados e municípios”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *