CAESE anuncia colaboração internacional em defesa dos direitos dos povos indígenas

No marco da Agenda 2030 das Nações Unidas e alinhado ao lema “não deixar ninguém para trás”, o Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação no Brasil estabelece uma parceria estratégica com o Centro Kopenopouti Txané em Aquidauana, Mato Grosso do sul.
Esta parceria, iniciada através da visita do prof. Lúcio Flavio a Paris e depois de algumas ações da Unesco em Aquidauna, tem como objetivo primordial fortalecer o protagonismo dos povos indígenas nas transformações desejadas para suas comunidades e para o mundo. Além de combater desafios como a marginalização e outras violações dos direitos humanos, a iniciativa celebra a inestimável contribuição desses povos na conservação da diversidade cultural e biológica global.
As diretrizes dessa aliança englobam o fomento de projetos ambientais com foco na flora indígena, a promoção do empreendedorismo entre as mulheres e jovens indígenas e a criação de um Centro Cultural para fortalecer laços com a Década das Línguas da UNESCO.
O Centro de Altos Estudos também se propõe a fomentar a ciência indígena em plataformas de pesquisa tanto nacionais quanto internacionais. Através de eventos, formações e parcerias, a aliança buscará assegurar que as vozes indígenas sejam amplamente representadas e reconhecidas no cenário científico.
Em celebração ao Dia Mundial dos Povos Indígenas, 09 de agosto, o Centro de Altos Estudos juntamente com as instituições parceiras, reforça seu comprometimento contínuo em trabalhar em prol dos direitos dos Povos Amazônicos e do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *