REDES SOCIAIS AQUECEM DEBATE POLÍTICO, MAS ELEITOR AINDA NÃO ENTROU NO CLIMA DE 2026

REDES SOCIAIS AQUECEM DEBATE POLÍTICO, MAS ELEITOR AINDA NÃO ENTROU NO CLIMA DE 2026

A maioria do eleitorado permanece alheia ao pleito do ano que vem

Enquanto partidos já começam a traçar estratégias para as eleições de 2026, o eleitor parece estar em outro ritmo. Afinal, os brasileiros foram recentemente às urnas para escolher prefeitos e vereadores e a maioria demonstra cansaço e resistência em adiantar o clima de campanha. Pesquisas recentes mostram que mais de 60% do eleitorado não tem preferência para 2026 – e parte significativa sequer demonstra interesse no assunto.

“O eleitor comum ainda está digerindo as últimas eleições. Muitos só vão realmente prestar atenção quando os candidatos estiverem definidos e a campanha começar de fato, lá para início do segundo semestre de 2026”, avalia um especialista ouvido pela reportagem.

Hashtags e ataques entre grupos políticos dominam as redes sociais. No entanto, esse movimento ainda não saiu do ambiente online. Nas ruas, o assunto mal aparece em conversas cotidianas e a alta taxa de “não sabe/não responde” nas pesquisas indica que o eleitor ainda não se conectou com os possíveis nomes ou propostas.

“O povo ainda tá pensando no preço do feijão e no que vai almoçar”, brinca um eleitor da cidade de Ilhéus, ecoando o sentimento de parte da população. Historicamente, o interesse massivo só surge quando os partidos definem seus candidatos, após as convenções; a propaganda eleitoral gratuita começa na TV e no rádio e os debates ganham espaço nos noticiários.

Até lá, a apatia deve continuar – e o jogo político seguirá sendo jogado mais nos bastidores do que no imaginário popular.

14 comentários sobre “REDES SOCIAIS AQUECEM DEBATE POLÍTICO, MAS ELEITOR AINDA NÃO ENTROU NO CLIMA DE 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *