UESC PROMOVE WORKSHOP SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou no dia 12 de fevereiro um workshop voltado à discussão de políticas públicas para a educação bilíngue de surdos e aos desafios na tradução e interpretação de enunciados matemáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), em parceria com grupos de pesquisa e projetos de extensão, reuniu tradutores-intérpretes, professores, estudantes e lideranças surdas.
A professora doutora Elidéa Bernardino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou uma palestra sobre a “Ação Construída em Libras”, destacando a importância da tradução e interpretação. Em seguida, os participantes praticaram estratégias para interpretar enunciados matemáticos em Libras. O debate contou com 40 participantes, incluindo sete surdos, e abordou a defasagem entre as políticas públicas e sua implementação, além dos impactos negativos na vida acadêmica e profissional da comunidade surda.
Elidéa apresentou um documento de referência para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, ressaltando as dificuldades no acesso à escrita acadêmica. Relatos de participantes surdos evidenciaram barreiras linguísticas, como a falta de uma abordagem estruturada para o ensino de Português, o que dificulta a produção científica e a inserção no meio acadêmico.
O evento reforçou a necessidade de políticas públicas efetivas e inclusivas, além de destacar a importância da formação de tradutores-intérpretes para garantir equidade no acesso ao conhecimento.
Fonte: Ascom/UESC