APAGÃO GENERALIZADO PARALISA PORTUGAL E ESPANHA E CAUSA CAOS EM TRANSPORTE E SERVIÇOS

APAGÃO GENERALIZADO PARALISA PORTUGAL E ESPANHA E CAUSA CAOS EM TRANSPORTE E SERVIÇOS

Um grande apagão afetou Portugal, Espanha, Andorra e partes da França na manhã da última segunda-feira (28), paralisando metrôs, trens, semáforos e aeroportos. Em Portugal, 96 voos foram cancelados, enquanto na Espanha, 45 partidas foram afetadas. O Aberto de Tênis de Madri foi interrompido, e lojas ficaram sem operar cartões, levando pessoas a correrem para caixas eletrônicos.

A causa ainda não foi confirmada, mas a EURELECTRIC, entidade do setor elétrico europeu, citou um problema na conexão entre França e Espanha. Autoridades descartaram ciberataque.

Em Madri e no Porto, pessoas relataram dificuldades para voltar para casa, com transporte público parado. Supermercados fecharam, e muitos dependiam de alimentos não perecíveis. A energia foi restabelecida parcialmente durante a noite, mas os impactos persistiram.

O incidente reacendeu discussões sobre a recomendação da UE para que cidadãos tenham “kits de emergência” com comida, água e medicamentos para 72 horas. Em 2006, um apagão semelhante atingiu a Europa após falha humana na rede alemã.

Portugal retoma normalidade após grande apagão

O Governo garante que todos os 6,4 milhões de clientes já têm eletricidade restabelecida.

– Água e serviços públicos: O abastecimento está normalizado em “praticamente todo o país”. As escolas reabriram seguindo orientações do Ministério da Educação, e os hospitais operam com normalidade.

– Transportes e infraestrutura: Os aeroportos já funcionam, embora Lisboa ainda esteja em fase de estabilização total. O fornecimento de combustíveis está regularizado, o Metro retomou a circulação e os comboios operam normalmente, superando também os efeitos da greve da CP.

As autoridades continuam a monitorizar a situação, mas o país regressa progressivamente à rotina após um dia de disrupções generalizadas.

Texto adaptado de BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *