BRASIL E CHINA AVANÇAM EM NEGOCIAÇÕES PARA FERROVIA QUE LIGARÁ ILHÉUS AO PORTO DE CHANCAY, NO PERU

Durante a missão oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, nesta terça-feira (13), o Brasil avançou nas negociações com autoridades do país asiático para viabilizar a construção de uma ferrovia que vai ligar Ilhéus ao Porto de Chancay, no Peru. O projeto de cerca de 3 mil quilômetros é considerado estratégico para a integração sul-americana e para o escoamento da produção do agronegócio brasileiro.
Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a obra representa uma “revolução logística” e terá impacto direto nas regiões Norte, Centro-Oeste, interior do Sudeste e do Nordeste. O corredor ferroviário pretende interligar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), atravessando áreas-chave como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A China demonstrou interesse em participar do financiamento e da execução do projeto, considerado prioritário nos eixos de cooperação bilateral. Tebet destacou a importância do capital estrangeiro para viabilizar a iniciativa, que deve envolver parcerias entre governos e empresas estatais e privadas chinesas.
As tratativas envolvem ainda o Ministério dos Transportes, a Casa Civil e o Ministério dos Portos e Aeroportos, com visitas técnicas já realizadas em pontos estratégicos do traçado. A comitiva brasileira encerra a visita oficial à China nesta quarta-feira (14).
Com informações do Governo Federal