CÂMARA DE ILHÉUS APROVA SUBSÍDIO DE R$ 26,4 MILHÕES PARA TRANSPORTE PÚBLICO

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, por 15 votos a 3, o projeto de lei que autoriza o município a subsidiar empresas de transporte público com R$ 26,4 milhões anuais, divididos em 12 parcelas. A medida, proposta pelo prefeito Valderico Junior (UB), regulamenta um repasse já em vigor desde 2024 por decisão judicial e visa acelerar a licitação emergencial para contratação de uma nova concessionária, além da atual Viametro.
Foram rejeitadas emendas que condicionavam o subsídio à gratuidade para alunos da rede municipal e que buscavam redirecionar parte dos recursos para infraestrutura. Dentre os que apoiaram o projeto estão Aldemir Almeida (PSD), Adilson José (PT), Ederjúnior (Republicanos), Horário do Pão (PP), Nerival Reis (PSD), Tandick Resende (UB), Rúbia Carvalho (Agir), Paulo Carqueija (PSD), Márcio Bodão (Avante), Nal do Detran (UB), Kêko Pizza (DC), Odailson Aranha (Podemos), Nascimento Júnior (Agir), Neto da Saúde (PMB) e Professor Gurita (PSD).
Já os votos contrários foram de Enilda Mendonça (PT), Maurício Galvão (PSB) e Vinícius Alcântara (UB). Os vereadores Josemar Cardoso (Republicanos) e Mesaque Soares (PSDB) não compareceram à sessão. O presidente da Casa, César Porto (PP), não precisou votar.