CATADORA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ITABUNA É APROVADA EM UNIVERSIDADE

Daniele dos Santos Pereira, 27 anos, catadora de materiais recicláveis e diretora da Associação de Catadores de Itabuna (ACRRI), acaba de conquistar uma vaga no ensino superior. Mãe de dois filhos, ela vai cursar Administração com o objetivo de melhorar a gestão da cooperativa e promover a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social. Trabalhadora desde jovem no antigo lixão da cidade, Daniele enfrentou preconceitos e dificuldades, mas sempre acreditou na educação como caminho para mudar sua realidade.
“Sempre acreditei que a educação era a chave para mudar a minha realidade”, afirma com emoção. Para ela, “cada dia de trabalho serviu de aprendizado sobre resiliência, solidariedade e a importância de lutar pelos meus direitos e de todos os catadores, que precisam lutar para ter uma vida digna e ganhar visibilidade”, acrescenta.
A Central de Triagem, onde atua, foi implantada pela Prefeitura de Itabuna após o fechamento do lixão, com apoio do Governo do Estado e parceiros. Para o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, a trajetória de Daniele simboliza as mudanças promovidas pelo projeto Recicla Itabuna. A assistente social da Defensoria Pública, Andrea Reis, destacou que essa é a prova de que determinação e esperança podem transformar realidades, mesmo em meio às adversidades.
Texto: Daniel Thame, com fotos divulgação