ESTUDO REVELA BRASIL COMO O PAÍS MAIS MISCIGENADO DO MUNDO

ESTUDO REVELA BRASIL COMO O PAÍS MAIS MISCIGENADO DO MUNDO

Uma pesquisa inédita da USP, publicada na Revista Science, confirmou que o Brasil é o país mais miscigenado do mundo. O estudo, que sequenciou o genoma de mais de 2,7 mil pessoas, mostrou que a ancestralidade média do brasileiro é 60% europeia, 27% africana e 13% indígena – com variações regionais.

Os cientistas identificaram 18 perfis genéticos diferentes, muitos deles com mais de uma dezena de ancestralidades. Combinações únicas de genes africanos, inexistentes até mesmo na África, foram encontradas, reflexo do tráfico de pessoas escravizadas de diferentes regiões do continente.

Marcas da violência no DNA – A pesquisa também revelou um passado de violência: 71% da herança genética masculina veio de europeus, enquanto 77% da feminina tem origem africana ou indígena. “Isso conta uma história de violência”, afirma Tábita Hünemeier, uma das coordenadoras do estudo.

Além de mapear a ancestralidade, o estudo identificou genes ligados a doenças como hipertensão e câncer, permitindo futuros avanços na medicina personalizada. “Conhecendo melhor nossos genomas, poderemos prevenir doenças e reduzir custos na saúde”, explica Lygia Pereira, líder da pesquisa.

O projeto, vinculado ao Ministério da Saúde, abre caminho para tratamentos mais precisos e políticas públicas baseadas no DNA brasileiro.

Com informações do Jornal O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *