JERÔNIMO ADOTA ESTRATÉGIA DE LULA E BUSCA UNIDADE POLÍTICA NA BAHIA COM ABERTURA À OPOSIÇÃO

JERÔNIMO ADOTA ESTRATÉGIA DE LULA E BUSCA UNIDADE POLÍTICA NA BAHIA COM ABERTURA À OPOSIÇÃO

Gestor baiano aproxima-se de adversários e promete benefícios a municípios antes críticos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem seguido os passos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condução política do estado, adotando uma postura de diálogo com a oposição para promover “união” após períodos de polarização. A estratégia, que lembra a abordagem do Planalto de incluir partidos antes rivais na base de apoio, começa a ganhar forma na Bahia com gestos concretos a prefeitos que foram adversários ferrenhos durante as eleições de 2022.

Em um claro movimento de reaproximação política, Jerônimo recebeu o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), bem como recepcionou a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), lideranças que mantiveram relação conturbada com o governo petista. Em ambos os encontros, o governador adotou um tom conciliador, sendo a sua postura reflexo da tática usada por Lula em âmbito nacional, que incluiu partidos como PP, União Brasil e PSD no governo federal, mesmo após campanhas marcadas por ataques mútuos.

O chefe do Executivo baiano conta com o auxílio do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, para costurar alianças que fortaleçam sua governabilidade na Assembleia Legislativa e ampliem sua base nos municípios. “Jerônimo entendeu o recado de Lula: é preciso governar para todos. Essa abertura é uma forma de reduzir atritos e garantir projetos prioritários”, analisa um aliado.

Apesar do discurso de conciliação, a estratégia gera resistência dentro de alguns setores do próprio PT. O governo estadual sinaliza, entretanto, que a aproximação deve continuar, com agendas semelhantes previstas para outras cidades administradas por opositores. O objetivo declarado é “articular um bloco de apoio diversificado” para aprovar pautas com foco em investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e programas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *