REDES SOCIAIS AQUECEM DEBATE POLÍTICO, MAS ELEITOR AINDA NÃO ENTROU NO CLIMA DE 2026

A maioria do eleitorado permanece alheia ao pleito do ano que vem
Enquanto partidos já começam a traçar estratégias para as eleições de 2026, o eleitor parece estar em outro ritmo. Afinal, os brasileiros foram recentemente às urnas para escolher prefeitos e vereadores e a maioria demonstra cansaço e resistência em adiantar o clima de campanha. Pesquisas recentes mostram que mais de 60% do eleitorado não tem preferência para 2026 – e parte significativa sequer demonstra interesse no assunto.
“O eleitor comum ainda está digerindo as últimas eleições. Muitos só vão realmente prestar atenção quando os candidatos estiverem definidos e a campanha começar de fato, lá para início do segundo semestre de 2026”, avalia um especialista ouvido pela reportagem.
Hashtags e ataques entre grupos políticos dominam as redes sociais. No entanto, esse movimento ainda não saiu do ambiente online. Nas ruas, o assunto mal aparece em conversas cotidianas e a alta taxa de “não sabe/não responde” nas pesquisas indica que o eleitor ainda não se conectou com os possíveis nomes ou propostas.
“O povo ainda tá pensando no preço do feijão e no que vai almoçar”, brinca um eleitor da cidade de Ilhéus, ecoando o sentimento de parte da população. Historicamente, o interesse massivo só surge quando os partidos definem seus candidatos, após as convenções; a propaganda eleitoral gratuita começa na TV e no rádio e os debates ganham espaço nos noticiários.
Até lá, a apatia deve continuar – e o jogo político seguirá sendo jogado mais nos bastidores do que no imaginário popular.
https://shorturl.fm/XIZGD
https://shorturl.fm/6539m
https://shorturl.fm/6539m
https://shorturl.fm/6539m
https://shorturl.fm/A5ni8
https://shorturl.fm/j3kEj
https://shorturl.fm/f4TEQ