ITABUNA: DIRETORIA DA UNEX RECEBE COORDENAÇÃO FRANCESA DO CENTRO DE ALTOS ESTUDOS EM SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO

A Prof. Mara Rute que atualmente dirige o Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação no Brasil e na França e os representantes da equipe de consultores Rodrigo Gonçalves e Bruna Navila estiveram ontem a Sede da UNEX Faculdade de Excelência de Itabuna-BA, para uma visita aos seus Campus e ao novo Campus que abrigará o novo curso de Medicina que terá seu início em março de 2023. Curso este aprovado pela avaliação do MEC, Ministério de Educação, com a nota máxima, NOTA 5. Na ocasião, apresentaram os projetos da CAESE como instituição aceleradora da Agenda 2030 da ONU em especial na área de educação para a cidadania global.

A Faculdade que começou em Itabuna na antiga FTC erguida no emblemático 11 de setembro transforma-se na UNEX Faculdade de Excelência que prepara profissionais não somente para o simples mercado de trabalho, mas para serem protagonistas no mundo global que exige novas competências e propõe novos desafios. Movida por esse desejo, a universidade dá um passo para uma medicina do Futuro, propondo um curso baseado em NBIC (Nanotecnologias, biotecnologias, ciência da computação e ciências cognitivas).

Na reunião com o Diretor Prof. Dr. Kaminsky Mello Cholodovskis, a Prof. Mara Rute apresentou um pouco do projeto do Plateau de Saclay que abrigará o hospital considerado uma Catedral da medicina do futuro previsto para ser inaugurado em 2024. Também conversaram sobre o relatório do Senado francês e a carência de médicos na França chegando a obrigar hospitais a fecharem temporariamente seus serviços. O CAESE vai trabalhar no processo de mediação da formação acadêmica para garantir profissionais de medicina alcancem a autorização de residência específica por quatro anos, o que permitiria aos profissionais formados na UNEX, uma valiosa experiência profissional no exterior e uma formação internacional.

Numa discussão sobre os desafios da Educação para 2030, o Diretor Prof. Dr. Kaminsky Mello Cholodovskis, que também faz parte do Parlamento Mundial de Educación, como Director General Parlamentario, no Brasil, responde que a UNEX está pronta para a Internacionalização e convidou os consultores do CAESE para conhecer os laboratórios e centros de estudos baseados em Metodologias Ativas. Explicou, ainda, que o projeto de integração da formação dos estudantes com a sociedade e de como o respeito à saúde mental é uma premissa importante do percurso de formação humanizada proposto pelo projeto pedagógico, o que tornará possível a produção de uma medicina para o novo tempo com médicos que cuidam de si e dos pacientes.  Para ilustrar sua visão da educação que é também tema de sua tese de doutorado, o professor explica como o Valor da Instituição conecta-se a esse modelo de projeto de curso que preza pelos valores tradicionais alicerçados em Hipócrates, mas que prepara também os médicos e médicas para construírem novos alicerces baseados em novas tecnologias.

Nesse passeio pelos Campus da Faculdade, a Prof. Mara Rute apresenta o cenário do desenvolvimento da tecnologia médica na França em que o  big data e tecnologias como a IA são vistas como solução  para ajudar os médicos em seus diagnósticos, como é o caso de centros na França que já utilizam a IA em diagnósticos de  doenças  raras e acrescenta que apesar de vir do “Vale do Silício” da França e do espaço onde se tem construindo tecnologias para  os futuros, ela percebe claramente que a UNEX é uma faculdade de excelência  que se preocupa em formar profissionais com uma perspectiva global. Além disso, a instituição de ensino está no caminho de proporcionar profissionais qualificados para atender a comunidade da região sul baiana, mas também capazes de atuar e de terem experiência em qualquer  lugar do mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *