Sinal de guerra: China lança manobras militares navais e aéreas de “cerco total” a Taiwan

A China lançou neste sábado (8) três dias de exercícios militares visando  um “cerco total” a Taiwan. Segundo o porta-voz militar Shi Yi, as manobras representam “uma advertência severa às forças separatistas” que buscam a independência da ilha e forças externas, bem como suas “atividades provocatórias”.

Os três dias previstos de exercícios, de 8 a 10 de abril, são uma represália de Pequim ao encontro ocorrido na quarta-feira entre a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, em Los Angeles.

“O exercício de hoje se concentra na capacidade de assumir o controle do mar, do espaço aéreo e da informação […] a fim de criar uma dissuasão e um cerco total” de Taiwan, informou a televisão estatal chinesa CCTV.

Ao meio-dia de sábado, o Ministério da Defesa de Taiwan declarou que havia detectado oito navios de guerra e 42 caças chineses ao redor da ilha, no Estreito de Taiwan. Vinte e nove aviões cruzaram a linha mediana que separa a China continental de Taiwan, de acordo com o ministério.

Fonte: Uol/RFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *