POLÍCIA URGENTE: JIBOIA DE QUASE DOIS METROS É RESGATADA NO COMPLEXO POLICIAL DE ITABUNA

Na manha deste sábado, 17.02, uma jiboia foi vista por policiais civis no Complexo Policial de Itabuna, nas proximidades da DEAM (Delegacia de Especial de Atendimento à Mulher).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada pelo Plantão da Polícia Civil a fim de efetuar o resgate do animal, o qual mede cerca de 1,5 metro, é um exemplar adulto, o qual foi liberado numa reserva de Mata Atlântica.

Segundo informações, há alguns dias o referido animal foi visto na área externa do Detran de Itabuna.

Confira vídeo do resgate.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O ANIMAL

jiboia (Boa constrictor) é uma serpente pertencente à família Boidae. As serpentes pertencem à classe dos repteis e são caracterizadas por apresentar corpo alongado e coberto por escamasausência de patas anteriores, podendo ocorrer patas posteriores vestigiais em algumas espécies, entre outras características.

A jiboia é um animal que não possui um habitat específico, podendo ocupar diversos domínios morfoclimáticos, desde florestas tropicais a regiões semiáridas.

Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.

Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:

  • Boa constrictor amarali:apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma cerrado..
  • Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga.

Apresenta cabeça triangular, uma característica de cobras venenosas, no entanto, como dito anteriormente, a jiboia não é uma cobra venenosa. Outra característica da jiboia, e que também é uma característica de cobra venenosa, é a cauda que se afina de maneira abrupta. Apresenta dentição áglifa, ou seja, não inoculadora de veneno. Os indivíduos dessa espécie apresentam cores variadas, podendo apresentar tons amarelos e vermelhos, no entanto, predominam diferentes tons de cinza e marrom.

É um animal predador e, por apresentar os ossos do crânio e da mandíbula móveis, consegue capturar grandes presas. A jiboia (geralmente) alimenta-se de mamíferos, como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.

Fonte: Biologianet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *