RUI COSTA NA BERLINDA: MINISTROS ACUSAM CHEFE DA CASA CIVIL DE VAZAMENTO NO GOVERNO LULA

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm dito que o colega, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), tem sido o autor de vazamentos na Esplanada, que tem tumultuado a gestão.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Rui Costa é acusado nos bastidores de jogar para o Ministério da Fazenda a responsabilidade pelo vazamento do nome de Aloizio Mercadante como eventual substituto de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras.

Incitado a tecer comentários sobre a coordenação do governo, a cargo da Casa Civil, um ministro chegou a afirmar à Folha que a reportagem seria uma folha em branco se esse fosse o tema principal. Na opinião dele, não existe hoje gestão de governo.

A falta de contato de ministros com Lula aumenta as queixas na Esplanada, com vários deles criticando o fato de que suas propostas param no Palácio do Planalto, sem que seja possível recorrer ao presidente. Eles afirmam que Rui Costa criou uma espécie de blindagem a Lula, impedindo que outros assessores e membros do primeiro escalão tenham acesso ao presidente.

Em meio à crise no governo que pode resultar na saída de Jean Paul Prates da Petrobras, Rui Costa vem se digladiando com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em torno da definição dos valores dos dividendos extraordinários da empresa que serão liberados para pagamento na próxima assembleia.

Haddad quer que sejam liberados 100% dos dividendos extraordinários, R$ 43,9 bilhões, dos quais a União recebe cerca de 30% (ou R$ 13,7 bilhões, caso o pagamento seja total). Já o ministério de Rui Costa considera que o ideal seria pagar apenas 50% dos recursos que sobraram no caixa após a apuração do lucro e da distribuição do dividendo normal.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *