RUI COSTA É UM “IDIOTA COMPLETO”, AFIRMA GOVERNADOR DO DF, IBANEIS, APÓS MINISTRO CHAMAR BRASILIA DE “ILHA DA FANTASIA”

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez fortes críticas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, após o membro do governo federal criticar Brasília. “Ele é um idiota completo. Não merecia estar onde se encontra. Agora já sabemos de onde vem o ataque contra o Fundo Constitucional”, declarou o governador ao portal Metropoles.

Ibaneis respondeu ao fato de que Costa, na sexta-feira (2), afirmou que Brasília é uma “ilha da fantasia”. O ministro disse ainda que a decisão de colocar a capital do país longe da vida das pessoas fez muito mal ao Brasil. “Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, discursou o ministro, durante evento em Itaberaba (BA).

Ao referir-se a um ataque ao Fundo Constitucional, Ibaneis alude à inclusão do dispositivo no teto do arcabouço fiscal, o que ameaça a manutenção de serviços essenciais na capital federal. Por meio do fundo, a União custeia a segurança e parte da saúde e educação do DF, que abriga uma população de mais de 3 milhões de pessoas, a sede dos Três Poderes e as embaixadas.

As declarações de Costa também foram rechaçadas por outros políticos. Líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, formado por União Brasil, PP, PSB, PDT, PSDB, Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota, Felipe Carreras qualificou a fala do ministro de Lula de “infeliz num momento político sensível que o país vive”. Colega de PT do ministro e deputada federal, Erika Kokay disse que as declarações demonstram que Costa “não conhece Brasília”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *